A Liquidez tem importância crítica em Instituições Financeiras. A maior parte dos problemas com essas Instituições acontece devido à liquidez insuficiente. Dessa forma, o Conglomerado Financeiro Goldman Sachs estabeleceu um conjunto abrangente e conservador de políticas de liquidez e captação que visam manter a flexibilidade para lidar com eventos de liquidez específicos ao Goldman Sachs, mas também no mercado financeiro como um todo. Nosso objetivo principal é garantir alta qualidade e rentabilidade de forma que o Conglomerado possa aproveitar as oportunidades de negócios, mesmo em ambientes adversos, enquanto gerencia o risco de liquidez com prudência.
A Tesouraria Corporativa do Grupo Goldman Sachs é responsável pela identificação, análise e recomendação tempestiva de mudanças nas políticas de liquidez da Goldman Sachs, incluindo o Conglomerado local. Tais mudanças podem ser respostas a alterações regulatórias, de mercado ou inerentes aos negócios e estratégias da instituição.
As informações de maior relevância e os resultados gerados pelos modelos internos de liquidez, incluindo o teste de estresse, são disseminados para a alta gerência no Brasil e no exterior, incluindo o Diretor Estatutário responsável pelo Risco de Liquidez do Conglomerado.
Nós administramos o Risco de Liquidez de acordo com os seguintes princípios:
Dentre as fontes de financiamento estão as captações com a sua controladora e clientes institucionais e corporativos, por meio da emissão de CDIs e CDBs, além de compromissadas no mercado interbancário, captações intradiárias, linhas de crédito com bancos terceiros e diversificação da base de credores, de forma a mitigar o risco de liquidez.
O Conglomerado Financeiro Goldman Sachs também mantém um Plano de Contingência de Liquidez que fornece e mitiga as necessidades de financiamento em tempos de escassez de liquidez. O objetivo do plano é garantir comunicação e coordenação eficazes em caso de potencial ou existente escassez de liquidez no Conglomerado. O plano estabelece uma estrutura para analisar e responder a um evento de risco de liquidez grave, as considerações especiais que devem ser abordadas para determinar o possível impacto de tal evento na liquidez do Conglomerado, e planos de ação para ajudar a manter a liquidez na instituição em níveis apropriados.
Our weekly newsletter with insights and intelligence from across the firm
By submitting this information, you agree to receive marketing emails from Goldman Sachs and accept our privacy policy. You can opt-out at any time.